quarta-feira, 17 de junho de 2009

Vendas

Empreendedor precisa saber vender. E vender bem é difícil pacas.
Por isso, sempre que eu sou bem atendido eu procuro analisar posteriormente o que o vendedor fez para tornar o momento da minha compra especial.
Esse final de semana aconteceu um desses momentos quando fui comprar um tênis. Segue abaixo os pontos positivos, na minha opinião, da minha experiência de compra no que diz respeito às ações do vendedor.

1. Ao entrar na loja o vendedor me abordou colocando-se à disposição. Depois do meu clássico "Tô dando só uma olhadinha" ele pediu que eu ficasse à vontade e ficou por perto.

2. Em seguida, o vendedor mostrou que estava atento e, ao invés de puxar uma conversa inútil ou fazer uma pergunta qualquer, observou que eu calçava um modelo antigo de um tênis que estava na minha frente na vitrine e comentou o fato comigo. Excelente maneira de estabelecer uma relação com o cliente.

3. Nesse comentário ele mostrou conhecimento sobre o produto falando o nome de cada modelo, o que passa confiança ao cliente, já que nem eu que tenho o tênis sabia o nome do modelo que estava calçando. Conhecer bem os produtos é fundamental.

4. Já que estava ali, aproveitei para experimentar um dos modelos que o vendedor foi buscar prontamente. Depois de experimentá-lo e gostar eu agradeci e falei que voltava no outro dia porque estava sem dinheiro. Era verdade, eu voltaria. Mas se eu não pretendesse voltar teria dito o mesmo. Um vendedor qualquer falaria que estava bem, agradeceria e eu iria embora. Esse vendedor, ao ver que eu não efetuaria a compra naquele momento, se prontificou a reservar o par para mim. Perguntei se tinha poucos pares e ele respondeu um "não tem muitos não" que me deixou preocupado, apesar de eu não saber quanto isso significava em números. Reservei. Nesse momento eu tinha acabado de firmar um compromisso e 50% da venda estava feita. Ele ainda anotou meu nome e meu telefone, perguntou como eu costumo pagar, explicou as formas de pagamento e falou que me aguardava amanhã. Eu podia até não voltar lá, mas ficaria no mínimo chato, pois o vendedor tinha sido legal comigo reservando o tênis até o outro dia.

5. Como eu realmente ia comprar o tênis, voltei no dia seguinte e ao me ver entrar na loja o vendedor me chamou pelo nome, me cumprimentou e perguntou se era aquele mesmo que eu ia levar. Lembrar e tratar o cliente pelo nome dá ao vendedor uma ótima vantagem na negociação.

6. Resolvi olhar mais alguns modelos e, quando fui experimentá-los, o sagaz vendedor pediu, por favor, que eu sentasse ao lado de um outro cliente que ele estava atendendo para que ele pudesse nos atender melhor.

7. Após decidir por aquele modelo mesmo, decidi fechar a compra e, antes de me entregar o produto o vendedor ainda me perguntou se podia me ligar quando chegassem novidades da marca do tênis que eu comprei. Falei que sim.

Pequenos detalhes, mas que fazem uma enorme diferença para o cliente e para a loja.

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